-
Arquitetos: TRAN TRUNG Architects
- Área: 96 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: INAX, Vicostone Quartz Surfaces, Vietceramics
"Lei ơi cà phê" está localizado em uma área residencial dinâmica no sudeste da cidade de Da Nang, em um terreno cercado por casas estreitas e agrupadas. Esse contexto apresenta o desafio de projetar um espaço para desfrutar de café que integre a vida residencial com uma abertura total para a natureza, desacelerando o ritmo cada vez mais acelerado da cidade.
A principal inspiração para o design vem da ideia de explorar uma estrutura maximamente aberta com um percurso de circulação centrado em torno de uma escada translúcida. Curiosamente, essa abordagem cria um espaço interno que abrange todos os elementos naturais, como luz e sombra, movimento do ar, vegetação e sombra, bem como o aroma doce do café. O edifício não apenas se mistura com seu entorno, mas também cria um ambiente próprio onde o deslocamento da luz pode ser claramente percebido ao longo do tempo.
Desde o revestimento exterior até os espaços internos, o design é marcado pela passagem do tempo através do uso de materiais modestos, incorporando a filosofia de "reviver o ciclo de vida" dos resíduos de construção e materiais descartados que de outro modo poderiam ser esquecidos. Cada chapa de metal ondulado para o telhado, fachada e item de decoração interna, incluindo telhas quebradas no chão, foi cuidadosamente recuperada de sucatas e reutilizada em várias funções.
As paredes voltadas para leste e sul são perfuradas por meio do empilhamento de tijolos de argila queimados, criando "espaços de respiração" que permitem a circulação passiva do ar através dos buracos dos tijolos. Este design oferece vistas atraentes e ajuda a regular o microclima interno. O ar quente do exterior é resfriado antes de entrar no interior graças às excelentes propriedades de absorção de água dos tijolos de argila tradicionais, que são umedecidos e armazenam água através de um sistema de nebulização instalado acima das paredes. Esse processo ocorre de maneira natural e minimiza o consumo de energia para resfriar durante os dias quentes do centro do Vietnã.
No interior, nosso objetivo era transformar a iluminação complexa em uma experiência vibrante ao converter a casa em uma caixa aberta cheia de raios de sol. Toda a estrutura é maximamente liberada, criando um grande espaço aberto onde todos os limites entre o interior e o exterior são apagados. A luz contínua permeia todo o espaço, conectando elementos arquitetônicos, pessoas e natureza, e criando uma exibição artística fascinante de luz.